Quotas degressivas exemplo. ESTIG 2019-03-01

Quotas degressivas exemplo Rating: 4,5/10 1571 reviews

Pombalsys

quotas degressivas exemplo

º 10 da referida base legal, refere que estas amortizações extraordinárias, sendo devidamente comprovadas, poderão ser aceites como custo ou perda do exercício em que ocorrem. Simples de usar, adaptada a vários mercados e preparada para cumprir todas as exigências legais, Recursos Humanos Eticadata é a solução para gerir os colaboradores de qualquer organização. Este comentário foi removido por um gestor do blogue. Não é apropriado que os passivos por ativos locados sejam apresentados nas demonstrações financeiras como uma dedução dos ativos locados. Analisando o espírito da lei parece-me que o objectivo desta medida está mais direccionado para ajudar os empresários em caso de catástrofes, com tudo ou não vivesse-mos nos em Portugal pode ser alvo de dolo e má fé por parte dos empresários, que tentam tirar partido de varias situações para conseguirem melhorar a competitividade das suas empresas. O sistema da progressividade por escalões evita esta injustiça, porquanto não é todo o rendimento de B que é tributado à taxa mais elevada de 20%, mas apenas os 10 que excedem o limite máximo do escalão anterior 100.

Next

circ 30

quotas degressivas exemplo

º Método das quotas constantes Artigo 6. O tema proposto esta semana pelo docente Dr. Esta semana temos um tema que, em minha opinião não é muito estudado: as Amortizações Extraordinárias. Dito isto, as conversões nos métodos de depreciação aqui descritas estão a ser feitas no momento correcto? Os métodos de cálculo das amortizações vem previsto no art. Mas contudo, podem existir depreciações ou desgastes, não planeados pelas empresa, por exemplo, uma avaria sem reparação de uma máquina, um desgaste por uma maior produtividade, uma catástrofe natural, algum fenómeno que transcenda o normal funcionamento, ou a vida útil do bem, aqui vai existir uma amortização extraordinárias. O problema da depreciação económica é que é mais trabalhosa de obter em comparação com a contabilística e mais subjectiva e logo mais difícil de auditar.

Next

quotas degressivas

quotas degressivas exemplo

Este facto só se poderá praticar se for de prever que a redução desse valor seja permanente. Estas são calculadas tendo em conta a vida útil de cada bem, que corresponde ao número de anos que a empresa utiliza este activo. º Aplicação uniforme dos métodos de depreciação e amortização Artigo 9. Quanto ao tratamento fiscal das amortizações, estas são aceites como custo fiscal, de acordo com o art. Posso concluir que o recurso às amortizações extraordinárias não é muito utilizado em Portugal, isto porque, se por um lado existem de facto, situações que provocam desgastes rápidos como são a titulo de exemplo, as inundações que têm ocorrido muito frequentemente em Portugal, também é verdade que o requerimento exigido pela Administração Fiscal para considerar ou não essa amortização extraordinária fiscalmente aceite, é ainda um processo lento, apesar dos reconhecidos progressos da Administração Fiscal.

Next

Direito Fiscal: CLASSIFICAÇÃO DOS IMPOSTOS QUANTO À NATUREZA DAS TAXAS: Impostos Proporcionais, Progressivos, Regressivos e Degressivos

quotas degressivas exemplo

Porém, uma perda por imparidade num activo revalorizado é directamente reconhecida contra qualquer excedente de revalorização do activo até ao ponto em que a perda por imparidade não exceder a quantia detida no excedente de revalorização do mesmo activo. É sabido que as amortizações representam o desgaste e desvalorização do imobilizado. Não constituem «casos especiais», sem mais, as situações geradas com a possibilidade de reavaliação de bens totalmente reintegrados, só podendo ser como tal qualificados os que casuisticamente sejam justificados e aceites pela Direção-Geral de Impostos. As amortizações traduzem a perda normal de valor do bem causado pelo tempo, pelo desgaste físico do uso e por perdas de substâncias. De acordo com a disposição do art. º do Decreto Regulamentar n.

Next

circ 30

quotas degressivas exemplo

Neste contexto, a justiça fiscal consistirá em igualar este sacrifício. É o que resulta da interpretação conjugada do disposto no n. º do Decreto -Lei n. Redação inicial do Decreto-Lei n. O termo amortização refere-se à escrituração da perda do valor das imobilizações. Métodos de cálculo das depreciações e amortizações 1 - O cálculo das depreciações e amortizações dos ativos referidos no artigo anterior faz-se, em regra, pelo método da linha reta, atendendo ao seu período de vida útil. º Depreciações e amortizações tributadas Artigo 21º- A Bens em que se tenha concretizado o reinvestimento dos valores de realização --- Artigo 22.

Next

método das quotas degressivas

quotas degressivas exemplo

Contudo, é importante não esquecer que há situações que poderão provocar um desgaste maior ou uma desvalorização extraordinária do bem. Acima de tudo, a contabilização feita deve exprimir o actual e verdadeiro valor dos bens e da empresa, logo as amortizações extraordinárias também devem ser contabilizadas As amortizações extraordinárias, só poderão ser aceites como custos e perdas de um, exercício, se forem devidamente justificadas segundo o artigo 10. Desta forma, as empresa não devem assumir apenas a necessidade de mudar as políticas de contabilidade de acordo com os padrões constantes das Normas Internacionais de Informação Financeira. Tal significa que o acréscimo de depreciações não é considerado gasto para efeitos fiscais. º 6 não é aplicável aos elementos que sejam reclassificados como ativos não correntes detidos para venda. A depreciação pelo método da linha recta resulta num débito constante durante a vida útil do ativo se o seu valor residual não se alterar.

Next

Quota de depreciacao

quotas degressivas exemplo

As amortizações representam o desgaste e desvalorização do imobilizado e de acordo com o previsto no art. A grande vantagem deste método é a sua grande simplicidade e a grande desvantagem é que a quota anual de amortização é constante e as despesas de conservação crescem à medida que a imobilização vai envelhecendo, assim o somatório dessas quotas com as despesas de conservação sobrecarregam em maior grau os últimos períodos de vida desse imobilizado. Devo também indicar que existem vários critérios para calcular as amortizações, em que uns são aceites fiscalmente e outros não. O tratamento aplicável à apropriação da variação monetária, juros e outros encargos é similar àqueles descritos no tópico 23. O facto das imobilizações técnicas serem registadas na classe 4 implica que estas não afectam directamente os custos da empresa que são de registar na classe 6.

Next

2.01 Depreciações e amortizações

quotas degressivas exemplo

º do Decreto Regulamentar n. Redação inicial do Decreto-Lei n. Se você continuar a navegar o site, você aceita o uso de cookies. Os custos incorridos pelos locadores fabricantes ou negociantes em ligação com a negociação e aceitação de uma locação devem ser reconhecidos como um gasto quando o lucro da venda for reconhecido. Primeiro que tudo acho essencial esclarecer o que se entende por amortizações extraordinárias. º Projectos de desenvolvimento Artigo 19. Na altura de elaborar o balanço os imobilizados que não apresentem valor igual ao que estava previsto na contabilidade, deve-se-lhes deduzir a diferença numa amortização, isto considerando que o motivo que provocou essa diferença se vai manter permanente.

Next

circ 30

quotas degressivas exemplo

Amortizar consiste em registar de forma sistemática a perda do valor de um activo imobilizado, ou de outra maneira, em repartir o custo de uma imobilização pelos exercícios abrangidos pela sua vida útil ou duração económica. O cálculo das amortizações é um processo cada vez mais em uso. A contabilização das amortizações extraordinárias será igual à das amortizações normais a conta 48 a crédito por contra partida da conta 66 a débito. O activo imobilizado das empresas máquinas, edifícios, veículos, etc. O que se disse atrás sobre a depreciação do imobilizado corpóreo também é válido para a depreciação do imobilizado incorpóreo. Assim, a perda extraordinária de valor verifica-se, quando o valor do imobilizado corpóreo ou incorpóreo for inferior à quantia pela qual se encontram registados, mas não define claramente a que valor se refere, mas calcula-se que resulte do valor de mercado ou equivalente. Nesses casos, quando os bens não estavam completamente amortizados, a Administração Fiscal autorizou a amortização extraordinária do valor ainda não amortizado, bem como o seu abate, já que esse bem ficaria completamente inutilizado.

Next

QUOTAS DECRESCNTES

quotas degressivas exemplo

Obras de manutenção De acordo com o regime resultante dos arts. As empresas terão que adoptar estratégias de negócio e indicadores, assim como repensar as suas medidas de comunicação e de performance com o mercado de capitais, pois as empresas e os seus gestores passarão a ser avaliados pelo mercado, já que o tempo de reacção dos investidores será cada vez mais curto; o tempo e os custos com a informação financeiro serão mais reduzidos; os custos com a emissão de capital serão menores; a linguagem interna dos grupos será mais harmonizada e a qualidade de informação para a Gestão será melhorada. Mas como saber a vida útil de cada bem? º Locação financeira Artigo 15. Com total integração com os restantes módulos eticadata e simples de usar, esta solução permite a redução efetiva do tempo e esforço na execução de tarefas que envolvam este tipo de ativos. Para termos uma percepção mais correcta do tema inicio por descrever o que significa amortizações extraordinárias.

Next